1° Conferência Municipal da Cultura de Áurea/RS1° Conferência Municipal da Cultura de Áurea/RS

04/05/2023 Assessoria de Imprensa

No dia 03 de maio de 2023, comemorando os 232 anos da Constituição Polonesa, foi realizada a 1.º Conferência Municipal da Cultura de Áurea, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola. A abertura da Conferência teve uma apresentação dos alunos do 9° ano, em língua polonesa, coordenados pela Professora de Língua Polonesa, Ursula Sikora, que abordou justamente o Tema da Constituição Polonesa promulgada em 1.791.

A 1.º Conferência Municipal foi coordenada pelo Instituto Crescer, foi um desejo da municipalidade desde a criação do Conselho Municipal de Cultura e Turismo de Áurea, em 2019. Concretizou-se um sonho de realizar esse evento e discutir com a comunidade os rumos da área da cultura e buscar a participação popular, já que Áurea respira cultura. É a capital Polonesa dos Brasileiros, é a Capital Polonesa do Brasil, e tem entidades polônicas, grupos, eventos, artistas, e é preciso unir esforços para ampliar cada vez mais esse aspecto.

Participaram da referida Conferência Municipal o Exmo. Prefeito Sr.Antonio Jorge Slussarek, Representante do Legislativo o Vereador Sr. Miltom Omizzolo, Presidente do Conselho Municipal da Cultura e Turismo e Secretário M.de Asssitência Social Sr.Elton José Ruschel, Secretaria Municipal de Educação Sr.Leise Olszewski Pomagerski, Dirigente da Cultura Sra.Cristiane P.Boncoski, Representantes dos Caminhos Poloneses Resgatando a História e Trilha do Imigrante, com sua Coordenadora a Sra.Ligia M. Spica Wencelewski da Ascar/Emater, representante da Secretaria M.da Fazenda Sr. Maicon Banaczeski, Sr.Arlindo Waczuk Presidente da BRASPOL, Coordenadora do Grupo AURESOVIA Sra. Angela M. S.Olszewski.

Os assuntos abordados nas palestras foram: os mecanismos possíveis de financiamento para projetos culturais; a legalização das Entidades e a importância do Sistema de Cultura, e da relação público-privado.

Posteriormente, ao findar da 1.º Conferência Municipal da Cultura, foi realizada a análise das metas planejadas para o Plano Municipal Decenal da Cultura.

Confira as fotos clicando aqui.