Prefeito Antonio Jorge Slussarek, Primeira Dama Adriane Barp, participaram da tarde de campo em Áurea/RS onde abordou temas como Fruticultura e Saúde.Prefeito Antonio Jorge Slussarek, Primeira Dama Adriane Barp, participaram da tarde de campo em Áurea/RS onde abordou temas como Fruticultura e Saúde.

21/06/2022 Assessoria de Imprensa

Cerca de 100 pessoas, entre público urbano e rural, participaram de uma tarde de campo sobre poda de frutíferas em pomares domésticos e também de prevenção e promoção da saúde. A atividade foi promovida no dia 20/06(segunda-feira) pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar em conjunto com as Secretarias de Saúde e de Agricultura do município de Áurea.

Com o objetivo de promover a saúde e também a alimentação saudável, a tarde de campo ocorreu na propriedade da família Ivete e Leopoldo Stankievicz, localizada na linha Baicorá interior do município de Áurea/RS. Além da Presença do Prefeito municipal Antonio Jorge Slussarek,Primeira Dama Adriane Barp contou com a presença do Sec. de Saúde Gilson Martovicz e o Sec. de Agricultura Renato Kujawinski. A atividade contou com a colaboração do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), agentes de saúde e funcionários da Emater/RS-Ascar de Áurea, Lígia Wecelewski, de Carlos Gomes Laura Mocfa Glaner, de Gaurama Ana Lucia Ferran e Sertão Edgar Frank.

O evento iniciou com saudação e acolhida dos participantes, que puderam acompanhar nas três estações disponíveis: 1ª estação palestra com o Dr. Wesley Nazzari, médico da prefeitura do município de Áurea, acompanhado pela enfermeira e 1ª dama do munícipio Adriane Barp, Assistente Social Marcia Berdstein e da psicóloga Denize Grzegozeski sobre saúde e bem estar familiar na prevenção de doenças.2ª estação Poda de parreira com o Eng. Agrônomo Edgar Frank. 3ª estação Poda de pêssego e figo com o Eng. Agrônomo Murilo Correa Marcon.

Ao término das estações o encerramento contou com confraternização entre os participantes ao estilo polonês, com um brinde a saúde, Na zdrowie, e também o Ognisko, linguiça assada no fogaréu espetada na taquara, além de música e dança.

A idealização do evento decorre da parceria entre o escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Áurea e das secretarias municipais citadas, na organização de grupos integrando público rural e urbano que visa à troca de experiências para a promoção da saúde coordenada pela Extensionista Rural Social Ligia Wencelewski e Marcia Berdstein Assistente Social do munícipio de Áurea.