Ato Cívico em comemoração dos 103 anos da Independência da PolôniaAto Cívico em comemoração dos 103 anos da Independência da Polônia

12/11/2021 Assessoria de Imprensa

No dia 11 de novembro na Capital Polonesa dos Brasileiros e do Brasil, no Espaço Publico denominado Caminhos do Imigrante, foi realizado um Ato Cívico em comemoração dos 103 anos da Independência da Polônia. Aconteceu também o lançamento do Livro: Polônia uma História de Luta e Resistência, com autoria da Professora Maristela Luiza Modkowski da Escola Municipal Agrícola. Após foi realizada a 4 edição da atividade esportiva: a Caminhada e Corrida da Independência em consonância com a Stowarszyszenie Wspólnota Polska de Varsóvia em torno do Espaço Público junto ao Rio Leão.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Sra.Leise Olszewski Pomagerski e com apoio do Grupo Folclórico Polonês Auresovia.

O evento contou com a presença do Prefeito Sr. Antonio Jorge Slussarek e Primeira Dama Adriane Barp, Secretários Municipais, Direções, Professores e alunos da Escola Municipal Agrícola e Colégio Costa e Silva, Professores e Alunos de Língua polonesa da Escola Municipal Agrícola e da BRASPOL, Membros do Conselho Municipal da Cultura, Irmãs da Sagrada Família de Áurea, Grupo Folclórico Polonês Auresóvia, Roteiros dos Caminhos Poloneses: Resgatando a História e Trilha do Imigrante, BRASPOL, Representantes do Museu Municipal João Modkowski, Casa do Imigrante, Pousada da Mamusia (Mamucha), e população em geral.

A Escola Municipal organizou uma acolhida com lanche típico polonês com sonhos Rogaliki, pierogi ( pączki, rogaliqui), pastéis de requeijão e outros.

Foi refletido no Ato Cívico sobre a História da Independência, entoado o Hino Polonês, após pronunciamentos da autora do livro e do Exmo.Prefeito, a atividade esportiva foi finalizada com autógrafos da Autora Professora Maristela Luiza Modkowski do Livro: Polônia uma história de Luta e resistência que foram entregues aos participantes do memorável evento.