Notícias Voltar

CAMINHOS POLONESES - TRILHA DO IMIGRANTE - Turismo Rural em ÁUREA - RSCAMINHOS POLONESES - TRILHA DO IMIGRANTE - Turismo Rural em ÁUREA - RS

22/04/2023 Assessoria de Comunicação

Capital Polonesa do Brasil.
Capital Polonesa dos Brasileiros.

?Acompanhantes nos ônibus: Carolina Sostizzo e Vania S.L. Ionczik ( nesta oportunidade, pode alterar as integrantes do grupo, conforme a data escolhida)

* Sítio Ujacov
Propriedade de Marlene e Dionísio Ujacov.
Boas Vindas Polonesa com tradicional: Pão e Sal, no pórtico de entrada da propriedade adornado com lambrequins ( estilo de arquitetura polonesa) e com momento de reflexão em meio à natureza. Nesta propriedade é servido um delicioso Café Típico Polonês: com herbata( chá de erva mate com leite), leite e café acompanhado de pães  ( branco de centeio e de milho), cucas, bolachas e pãos-de-ló coloniais; salame, morcela e queijo; e os saborosos grostulis e sonhos tradicionais...
Nossos visitantes se encantam com a paz e tranquilidade que essa propriedade emana, ao som das águas do rio  que vai passando ali próximo e a beleza da natureza nativa somada ao maravilhoso jardim que entre surpresas e encantos surpreende à todos.

* Bosque  Manjolo
Os visitantes são recebidos por Ivete e Leopoldo Stankievicz, nessa propriedade temos o tradicional "Batizado das polacas" (estruturas feitas para representar mulheres com terra, pedras e plantas ornamentais) que através de uma brincadeira transmite o costumes polonês de se referir à mulher casada pelo nome ou sobrenome do marido e não pelo seu nome de batismo (ex.: Poldowa ou Stankievicka), na sequência além do lindo jardim são apresentadas plantas medicinais no Horto Medicinal e Relógio do Corpo Humano. A casa adornada com lambrequins confirma que estamos vivenciando a cultura polonesa  no cotidiano da vida rural,  na Surpresa do forno a lenha um momento de acionar memórias de infância e se deliciar com a surpresa. Não podemos deixar de visitar e admirar o monjolo (instrumento de madeira movido pela força da água, usado para moer grãos e erva-mate). Momento de ver a dificuldade dos nossos antepassados para ter por exemplo uma farinha comparando aos dias atuais.

* Sabores da Babka
Agroindústria de pães, doces e salgados da Família  de Adriana e Altair Petkovicz _ recebem calorosamente a todos visitantes em sua linda propriedade e ofereceram uma   Oficina da gastronomia polonesa uma oportunidade dos visitantes colocar a mão na massa e experienciar de todas as formas uma receita típica, nesta oportunidade foram feitos _Pierogis

* Almoço Típico Polonês
Servido no empreendimento da amiga Claudete Mostifaga - Villa Mamusia
Almoço(opção do cardápio escolhida nessa oportunidade): czarnina, pierogi cozido acompanhado de molho de carne e acompanhado de nata, pierogi frito, batatinha gratinada, bigós, carne de porco assada, saladas e sobremesas.

Intervalo pós almoço e na sequência dentre as variadas e maravilhosas expressões culturais, é oferecida a Oficina de Wycinanki uma experiência prática de artesanato típico polonês que nossos visitantes podem levar de recordação para suas casas, proporcionada pela integrante do grupo: Vania S.L. Ionczik

* Pórtico Municipal
Parada obrigatória para  um registro, por representar muito nossa cultura e ser um cartão postal da nossa cidade.

* Moro da Salete
Mais uma parada para admirar a beleza da nossa cidade com uma vista linda e única e apresentar uma das características mais destacáveis do povo polonês e seus descendentes: a religiosidade
N. S. da Salete: padroeira dos agricultores intercedeu por seu filhos que recorreram à fé e devoção na mãe de Jesus fazendo novena e peregrinação num período de grande seca e sofrimento, e em agradecimento  às chuvas foi construído a capelinha em honra de N.S. da Salete.

* Igreja Matriz: N. S. Do Monte Claro
Visitação à igreja matriz apresentação da história da padroeira da Polônia e também do nosso município de Áurea e contemplação da estátua do Santo Papa João Paulo II


* Sítio Dziadek 
Propriedade do Sr. Mieceslau Waszczuk que proporciona uma experiência única, (um um transporte de imaginação à uma propriedade polonesa). Sua casa com arquitetura típica e estruturas antigas nos oferece uma volta ao passado, uma nostalgia experenciada entre nossa rotina corrida. A  taipas de pedra que cercam a propriedade são lindas e únicas, como também o museu próprio do anfitrião que é rico em objetos.
Em meio a uma grande  e linda paisagem de galpões e gramado verde é realizado o tradicional brinde com cachaça Na zdrowie
(significa: Saúde!) e nosso lanche da tarde e feito com o Ognisko
(Linguicinha assada na taquara). Tudo acompanhado por um gaiteiro que contagia num ritmo alegre à todos, instigando à cantar e dançar à vontade.

A despedida é cheia de alegria e gratidão pelo dia que passamos juntos. Um corredor alegre e dançante é montado para os visitantes embarcarem no ônibus e retornarem ao seu destino.

- Nas propriedades são comercializados: alguns produtos coloniais, artesanatos, mudas de plantas entre outros que estiverem à disposição.

??No roteiro temos mais duas propriedades que podem revezar nas visitações 
* Sítio do Tio Zílio
Propriedade de Carolina e Zílio Sostizzo, apresenta a alegria dos moradores e um típico jardim polonês onde muitas variedades de plantas e o colorido das flores se misturam.

* Agroindústria Ionczik - Bem Viver
Propriedade da Família Ionczik onde Vania e Jonas prezam pela convivência familiar e trabalham no cultivo de hortifrutigranjeiros e produtos vegetais minimamente processados, fazendo a venda na Feira do Produtor, em Erechim. Com duas casas na propriedade e um jardim extenso, podemos apreciar uma linda e variada distribuição de plantas que encanta à todos, criando um lugar aconchegante de descanso. A anfitriã proporciona a "OFICINA DE WYCINANKI" com a intenção do contato direto na prática com uma das formas de artesanato polonês e que os visitantes levam de recordação para suas casas (pode ser feita em outra propriedade durante o roteiro).





Compartilhar:
| WhatsApp