Programa Odontológico na Escola Municipal de Áurea Promove Saúde Bucal e PrevençãoPrograma Odontológico na Escola Municipal de Áurea Promove Saúde Bucal e Prevenção

27/07/2023 Assessoria de Imprensa

A cidade de Áurea tem se destacado na promoção da saúde bucal entre suas crianças e jovens graças ao programa inovador de inserção de dentista na Escola Municipal Agrícola. Com o objetivo principal de enfatizar a prevenção, a cirurgiã-dentista Analissa, que atua no programa, tem desenvolvido ações que vão além dos tradicionais atendimentos odontológicos.

O programa, que conta com um consultório odontológico equipado na escola, já atendeu mais de 70 alunos e realizou mais de 100 procedimentos, incluindo restaurações, limpezas e extrações, identificando e tratando as necessidades individuais de cada estudante. Entretanto, o foco principal do projeto é a educação e prevenção das doenças bucais, buscando criar uma mentalidade de higiene e cuidados desde cedo.

Com o consentimento dos pais, foi realizado um levantamento epidemiológico abrangendo 100% dos alunos da escola, permitindo que a Dra. Analissa identificasse os problemas mais prevalentes e iniciasse as intervenções necessárias. Palestras e instruções sobre as estruturas bucais, sua função e a importância de uma saúde bucal integrada ao bem-estar geral do organismo são periodicamente ministradas a todas as turmas.

Uma das estratégias adotadas pela Dra. Analissa para reforçar a importância da higiene bucal é a escovação supervisionada. Os alunos escovam os dentes no escovódromo da escola, e posteriormente, a dentista utiliza um produto chamado de "evidenciador de placa" que tinge os dentes nas áreas onde a higiene não foi eficaz, mostrando aos alunos as regiões que precisam de maior atenção. Esse processo ajuda a conscientizá-los sobre a importância de uma escovação completa e adequada.

Além disso, a administração municipal e a secretaria de saúde têm sido peças fundamentais no sucesso do programa, fornecendo escovas dentais de qualidade e outros materiais necessários para as atividades. A Dra. Analissa expressa sua gratidão ao prefeito Municipal Antonio Jorge Slussarek, à primeira dama Adriane Barp , ao secretário de Saúde Rudinei Reche

, à secretária de Educação Leise Olszewski Pomagerski

e ao diretor da escola Edson Fornal por seu apoio constante.

Para a dentista, é essencial que os pais em casa também deem o exemplo, incentivando seus filhos a continuarem frequentando o consultório odontológico e a manterem uma correta higiene bucal. Acredita-se que essa abordagem preventiva e educativa contribuirá para formar adultos mais conscientes e cuidadosos com a saúde bucal.

Analissa ressalta a sorte dos alunos da Escola Municipal Agrícola em terem acesso a essa estrutura e programa. Ela destaca a receptividade positiva dos estudantes em relação às atividades e o apoio dos funcionários da escola, além da excelente infraestrutura de áudio visual disponível para enriquecer o processo educativo.

Com um olhar voltado para o futuro, a Dra. Analissa e toda a equipe envolvida no programa acreditam que estão construindo uma cidade com mais motivos para sorrir, onde a saúde bucal e o bem-estar são prioridades desde a infância. A iniciativa de Áurea serve como exemplo para outras comunidades, mostrando que investir na prevenção e educação é fundamental para uma saúde bucal sustentável e duradoura.