Reunião em Áurea discute formação de cooperativa de turismo e apoio ao artesanato localReunião em Áurea discute formação de cooperativa de turismo e apoio ao artesanato local

14/07/2023 Assessoria de Imprensa

No dia 13 de julho de 2023, quinta-feira, uma importante reunião ocorreu no gabinete do prefeito da cidade de Áurea. O encontro reuniu representantes do governo municipal, grupos de turismo, grupo de artesãos e extensionistas da Emater/RS ASCAR. O principal objetivo da reunião foi debater a viabilidade, direitos e obrigações para a formação de uma cooperativa de turismo, bem como buscar a viabilização e formalização das atividades econômicas dos três grupos presentes, com o apoio da Emater/RS-ASCAR e da Prefeitura Municipal de Áurea.

Estiveram presentes no encontro o prefeito municipal de Áurea, Antonio Jorge Slussarek, os extensionistas da Emater/RS ASCAR, Murilo Correa Marcon e Ligia Mª Spica Wecelewski (coordenadora dos grupos de turismo e artesanato), representantes dos grupos de turismo "Caminhos Poloneses - Resgatando a História" (representado por Maria Trzczinski) e "Caminhos Poloneses - Trilha do Imigrante" (representado por Carolina Sostisso), além da representante do grupo de artesãos de Áurea, Roseli Precheski. A reunião também contou com a participação do escritório Racol Contabilidade, representado por Rejane Siepko, e do advogado da prefeitura, Ricardo Michelin. A representante do Conselho Muinicipal de Cultura e Turismo, Mirian Aparecida Banaszeski, abriu a discussão sobre qual a melhor forma de organização, seja por meio de uma cooperativa ou associação.

Durante a reunião, o escritório Racol Contabilidade prestou esclarecimentos importantes sobre as obrigações contábeis necessárias para a formação da cooperativa de turismo. Essas informações foram fundamentais para auxiliar os grupos na formalização e viabilização de suas atividades econômicas. Além disso, o advogado da prefeitura, Ricardo Michelin, abordou os aspectos jurídicos envolvidos no processo, fornecendo orientações para garantir a legalidade e o cumprimento das normas. Nesse contexto, a participação do escritório Racol e da assessoria jurídica do município foram essenciais para avaliar as necessidades e expectativas dos grupos envolvidos, buscando a melhor alternativa de estrutura organizacional.

O prefeito municipal de Áurea, Antonio Jorge Slussarek, destacou a importância da iniciativa e se comprometeu a oferecer suporte contábil e jurídico no primeiro ano de funcionamento da cooperativa. Ele ressaltou a relevância do fortalecimento do turismo e do artesanato local como fatores essenciais para impulsionar a economia do município. O prefeito reafirmou seu compromisso em apoiar os grupos presentes na reunião, garantindo que a administração municipal estará disponível para auxiliar no processo de formalização, viabilidade e crescimento das atividades econômicas dos três grupos envolvidos.

Com o apoio da Emater/RS ASCAR e da Prefeitura Municipal de Áurea, os grupos de turismo e o setor de artesanato estão unindo forças para impulsionar o desenvolvimento econômico local. A formação da cooperativa de turismo e o apoio ao artesanato visam fortalecer a economia do município, gerar empregos e valorizar a cultura e os produtos locais.

Ao final da reunião, ficou definido que serão realizados estudos complementares e uma consulta aos participantes para o objeto e finalidade da cooperativa bem como seu estatuta. Todos os presentes manifestaram entusiasmo e comprometimento em dar continuidade ao processo, buscando parcerias e recursos para viabilizar o projeto.

Com essa iniciativa, Áurea reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável, a preservação da história e a valorização do artesanato local, consolidando-se como um destino turístico promissor para aqueles que desejam explorar a cultura e as belezas da região.