29/06/2023 Assessoria de Imprensa

No dia 29 de junho de 2023, a cidade de Áurea, testemunhou um evento histórico que marcou o início das obras do Instituto Memorial Polonês Zygmunt Felinski. A ocasião foi celebrada com entusiasmo e contou com a presença ilustre do Vice-Prefeito e Prefeito em exercício, Sr. Alberto Roque Omizzolo, bem como Secretários municipais, vereadores, alunos, das Escolas do Município, Caminhos Poloneses e diversas entidades do município.

A organização desse importante evento ficou a cargo da Braspol de Áurea, cujo presidente é o Sr. Arlindo Waczuk. A Braspol desempenhou um papel fundamental na realização do Instituto Memorial Polonês ZYgmunt Felinski, e a presença do Sr. Waczuk foi uma demonstração de reconhecimento por seu trabalho.

No entanto, o momento mais especial e tocante do evento foi a presença das Irmãs da Sagrada Família, Irmã Isa e Irmã Leonilda. Elas receberam um carinho e agradecimento mais do que especial, pois foi graças à doação de terreno realizada por elas que o Instituto Memorial Polonês encontrou seu espaço para ser construído.

O Instituto Memorial Polonês ZYgmunt Felinski será um local de valor inestimável para a cidade de Áurea e para toda a comunidade polonesa. Com as arquitetas responsáveis pelo projeto e engenharia presentes no evento, fica evidente o cuidado e a dedicação empregados para garantir que o instituto seja uma representação fiel da cultura e história polonesas.

Esse marco histórico não apenas celebrou o início das obras do Instituto Memorial Polonês Zygmunt Felinski, mas também evidenciou a união e o apoio da comunidade local, autoridades e entidades em prol da preservação e valorização da herança polonesa na região.

Com esse evento, Áurea demonstrou seu compromisso com a memória e a identidade cultural, além de reafirmar a importância do legado deixado pelos imigrantes poloneses que contribuíram para o desenvolvimento e a diversidade cultural do município.

O Instituto Memorial Polonês Zygmunt Felinski, quando concluído, será um símbolo de orgulho para a comunidade e uma fonte de conhecimento e inspiração para as futuras gerações. Através desse espaço, a história, os valores e a cultura polonesa serão preservados e compartilhados, fortalecendo os laços de amizade entre Brasil e Polônia e enriquecendo a vida de todos os que o visitarem.

Além disso, é importante ressaltar que o recurso para a construção desse importante instituto virá através do apoio do governo da Polônia, intermediado pela Embaixada da Polônia em Curitiba. A Embaixada tem desempenhado um papel fundamental na estreita relação entre Áurea e a Polônia, promovendo laços de amizade e cooperação.

O Ministério da Polônia também abraçou essa causa nobre, mostrando seu compromisso com a preservação da história e cultura polonesas no Brasil. Com a colaboração do governo Polonês, a construção do Instituto Memorial Polonês Zygmunt Felinski se torna possível, e Áurea será eternamente grata por esse apoio generoso.

Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Áurea também contribuirá com uma contrapartida, oferecendo auxílio na construção do instituto. Esse compromisso da prefeitura demonstra o engajamento local em preservar e promover a herança polonesa, solidificando ainda mais a parceria entre a comunidade e as autoridades municipais.

Essa colaboração conjunta entre o governo da Polônia, a Prefeitura de Áurea e a comunidade local fortalece o projeto do Instituto Memorial Polonês Zygmunt Felinski, garantindo que ele seja concretizado e que sua importância histórica seja devidamente reconhecida e preservada. É um exemplo inspirador de cooperação internacional e valorização das raízes culturais.

Dessa forma, o dia 29 de junho de 2023 entrará para a história de Áurea como um marco importante, que celebrou a união, o respeito e a dedicação em prol da cultura polonesa, representando um legado duradouro que será admirado por gerações futuras.

Veja todas as fotos clicando aqui.