A Capital Polonesa dos Brasileiros e do Brasil, a terra do GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS AURESOVIA na noite do dia 23 de abril de 2023 pode vislumbrar-se com o Espetáculo Internacional de Canto e Dança do Grupo de Canto e Dança da Universidade Politécnica de Varsóvia, Polônia (Zespól Piesni i Tanca PolitA Capital Polonesa dos Brasileiros e do Brasil, a terra do GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS AURESOVIA na noite do dia 23 de abril de 2023 pode vislumbrar-se com o Espetáculo Internacional de Canto e Dança do Grupo de Canto e Dança da Universidade Politécnica de Varsóvia, Polônia (Zespól Piesni i Tanca Polit

24/04/2023 Assessoria de Imprensa

A Capital Polonesa dos Brasileiros e do Brasil, a terra do GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS AURESOVIA na noite do dia 23 de abril de 2023 pode vislumbrar-se com o Espetáculo Internacional de Canto e Dança do Grupo de Canto e Dança da Universidade Politécnica de Varsóvia, Polônia (Zespól Piesni i Tanca Politechniki Warszawskiej) no Ginásio de Esportes Dr. Nédio Omizollo de Áurea, na direção do renomado Coreógrafo e Diretor do referido Grupo o Sr. Janusz Chojecki.

O Espetáculo foi organizado pelo Grupo Folclórico Polonês Auresovia, com todo o apoio da Prefeitura Municipal de Áurea.

Fizeram-se presentes autoridades civis e religiosas, visitantes de nossa região, inclusive do estado do Paraná, representantes da BRASPOL local e de municípios vizinhos, Representantes dos Grupos de nossa Rota Turística: Caminhos Poloneses: Trilha do Imigrante e Resgatando a História, a Família AURESOVIA, e toda comunidade Aureense, no maravilhoso Espetáculo Internacional.

A Coordenadora do Grupo Auresovia, a Sra. Ângela M. Stempkowski Olczevski ao final das apresentações agradeceu às famílias que hospedaram os jovens poloneses, às famílias dos dançarinos que sempre auxiliam na parte da organização de suas atividades, o apoio e ajuda financeira neste espetáculo por parte da secret. mun. de assist. Social, da prefeitura municipal na pessoa do exmo. prefeito municipal Sr. Antonio Jorge Slussarek.

O Grupo de Canto e Dança da Universidade Politécnica de Varsóvia existe há 72 anos, conta hoje com mais de 40 jovens, estudantes universitários. Seu Diretor, o renomado correógrafo e diretor do Grupo, o Sr. Janusz Chojecki, já em 1987 esteve em nossa região; através do Pe.Wojnar tornou-se também um importante correógrafo na trajetória do Grupo Auresovia. Sua última vinda pra Áurea com o Grupo foi há 5 anos, em 2018. Em entrevista a TV Bom Dia, disse Sr. Chojecki que o os jovens além de estudar, aprendem dançar, cantar, tocar e depois mostram a cultura polonesa para Polônia e para países do mundo inteiro. E Estes jovens quiseram muito estar no Brasil. Sua turnê no Brasil passa pelo RS, PR, SP e RJ.

O Sr. Chojecki disse ainda, que o Grupo vem fazer uma turnê no Brasil e vem festejar datas especiais no Brasil: o 1.º de maio dia do trabalhador, o dia 02 de maio dia da

Bandeira Polonesa, e dos imigrantes poloneses, e a importante data na História da Polônia, o 3 de maio, Dia da Instituição da Constituição Polonesa de 3 de maio de 1791 - Konstytucja Trzeciego Maja, que é considerada a segunda moderna constituição nacional codificada da Europa, que por gerações ajudou a manter vivas as aspirações polonesas por uma independência; introduziu a igualdade política entre as "pessoas comuns" e a nobreza e colocou os camponeses sob a proteção do governo, para desse modo atenuar os piores abusos da servidão. Também celebrar no Dia 03 de maio o Dia de Nossa Senhora de Czestochowa, Rainha da Polônia, porque a história da Polônia é de lutas pela liberdade, que está fortemente relacionada à religiosidade. O Santuário de Czestochowa tornou-se o verdadeiro coração da nação, o lugar sagrado e o forte símbolo patriótico ao mesmo tempo. Ao emigrarem os poloneses, traziam consigo esse grande tesouro, o quadro de Nsra. Senhora de Monte Claro e a grande devoção à Maria Santíssima.

Assim nós por Decreto Estadual, inspirados por estas datas, no dia 03 de Maio, comemoramos já ontem com estes jovens poloneses o dia da Comunidade Polonesa no Estado do RS, para destacar a colônia polonesa gaúcha, que deu uma grande contribuição ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

O Governo Municipal investiu mais uma vez na cultura polonesa, a marca do nosso município, ajudou na sonorização e luz, ajuda de custo do ônibus pros dançarinos da Universidade Politécnica de Varsóvia, e nos trabalhos do professor polonês no último mês com o Grupo AURESOVIA e na divulgação através da TV BOM DIA.

O Grupo Auresovia, leva o nome de Áurea para todos os recantos do nosso Estado, e fora do país. Investir nas nossas crianças, jovens e adultos dançarinos é preservar, propagar a cultura polonesa através do folclore, da dança, da língua polonesa.

Foi uma honra assistir ao maravilhoso Espetáculo, agradecer ao Grupo AURESOVIA QUE contatou com Seu Janusz Chojecki que com seu Grupo de jovens da Universidade Politécnica de Varsóvia, nos deixaram um pedaço da Polônia conosco, para não esquecermos de onde somos, e manter vivas nossas raízes com orgulho e muita alegria.

Confira as fotos clicando aqui.