NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTOSNOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTOS

17/07/2021 Assessoria de Imprensa

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTOS

INFORMAR SIM ! FALTAR COM A VERDADE NÃO !

A Administração Municipal de Áurea – RS, através da Secretaria Municipal da Saúde, tendo em vista diversas informações distorcidas e absolutamente inverídicas que estão sendo maldosamente disseminadas pela cidade por alguns integrantes do Poder Legislativo Municipal, vem à público esclarecer a forma que está sendo realizada a vacinação preventiva contra o COVID19.

A Campanha de Vacinação contra o COVID19 no âmbito do Município de Áurea - RS, tem seguido rigorosamente os parâmetros estabelecidos no Plano Nacional e Estadual de Vacinação, e é realizada sob orientação e supervisão da Coordenadoria Regional de Saúde.

Todas as doses recebidas pelo Município já vem devidamente identificadas como sendo “1ª DOSE” ou “2º DOSE”, não podendo ser dada destinação diversa a cada uma delas. Ou seja, as doses recebidas como “1ª DOSE” não podem ser aplicadas como “2ª DOSE” e vice-versa.

O fato “noticiado” por alguns integrantes do Poder Legislativo – suposta doação de vacinas para outros Municípios ao invés de adiantar a vacinação de nossa população é absurdamente fantasioso e mentiroso.

O que ocorreu neste caso em específico é que o Município recebeu algumas doses da CORONAVAC a serem destinadas e aplicadas como “2ª DOSE”. Realizou a vacinação de todos estavam aptos a receber a “2ª DOSE” naquele momento e no último dos frascos abertos restaram 07 DOSES a serem aplicadas.

Como sabido, depois de aberto o frasco, a DOSE deve ser aplicada no período máximo de 06 horas, sob pena de não mais alcançar o efeito pretendido. Ou seja, aquelas 07 DOSES iriam ser desperdiçadas, razão pela qual, por orientação da Coordenadoria Regional de Saúde, foram remetidas ao Município de Gaurama – RS para serem utilizadas em tempo hábil.

Em outro momento, ocorreu o inverso. O Município recebeu 04 (quatro) “2ª DOSE” do Município de Carlos Gomes – RS, uma vez que ocorrida a mesma situação naquele Município.

Ou seja, jamais existiu qualquer DOAÇÃO de DOSES DE VACINA que pudessem ser aplicadas em nossa população, eventualmente adiantando a vacinação. O que ocorre é a otimização do uso da 2ª DOSE das Vacinas por parte de todos os Municípios abrangidos pela 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, para que nenhuma DOSE seja desperdiçada.

Esclarecemos ainda que a Vacinação em âmbito Municipal, sob nenhum aspecto se encontra atrasada. Todas as DOSES de Vacina recebidas são IMEDIATAMENTE aplicadas.

Nosso Município já oportunizou previamente a vacinação dos Munícipes com comorbidades, trabalhadores da saúde, do magistério, do transporte, das indústrias, construção civil, e no dia 19/07/2021 estará vacinando as pessoas com 37 anos de idade.

Só não vacinou mais, porque não recebeu mais vacinas, cuja distribuição é proporcionalmente realizada pelo Estado aos Municípios de acordo com critérios técnicos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde.

Finalmente, destacamos que, semanalmente o Município remete informações e documentos atualizados ao Ministério Público Estadual que tem realizado minunciosa fiscalização sobre a regularidade da vacinação em âmbito municipal.

A vacinação em âmbito municipal também é amplamente divulgada e publicizada junto ao site oficial do Município de Áurea – RS na internet, inclusive com a disponibilização dos nomes dos vacinados, para que nossa população possa exercer ampla e irrestrita fiscalização e acompanhamento.

Fato é que a saúde de Áurea - RS virou referência regional e isso talvez acaba por “incomodar” alguns integrantes da classe política de nosso Município.

Estamos demonstrando que não é fechando Hospitais Municipais que se faz saúde pública de qualidade. O sucesso do atendimento de qualidade na área da saúde, é reflexo do trabalho de profissionais altamente capacitados, dedicados e prestativos que estão à disposição de nossa população 24 (vinte e quatro) horas por dia, de segunda à domingo.

Reafirmamos nosso compromisso com a saúde pública de qualidade.

Finalmente, entendemos que seja papel fundamental do Poder Legislativo exercer a fiscalização sobre os atos do Poder Executivo, inclusive sobre as campanhas de vacinação.

Entendemos ainda, que igualmente seja papel do Poder Legislativo colaborar para que nossa população seja informada sobre todos os atos e assuntos de seu interesse.

Mas temos que ter presente que antes de informar, temos o dever de “informar-se”, sob pena de agirmos com irresponsabilidade e agir de maneira leviana, prestando “informações” que nem de longe se aproximam da realidade, acabando por prestar um desserviço à nossa comunidade.

Áurea, RS, 17 de Julho de 2021.

GILSON MARTOVICZ

Secretário Municipal de Saúde