JUNTOS CONTRA O ALCOOLISMOJUNTOS CONTRA O ALCOOLISMO

20/02/2018 Assessoria de Imprensa

O Município de Áurea, está promovendo diversas ações na Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo, que iniciou no dia 18 de fevereiro; o tema PROPOSTO: juntos contra o alcoolismo, faz uma reflexão sobre um malefício que tem atingido cada vez mais pessoas e famílias.

No dia 19 de fevereiro houve a Abertura oficial da Campanha na Unidade Básica de Saúde local feita pela Dr.Yanetzi Perez, com a presença de munícipes, autoridades, Secretarias Municipais, CRAS local, Agentes Comunitários de Saúde, e demais funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, a qual coordena com a equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e ESF (Estratégia da Saúde da Família) esta Campanha, que é questão de Saúde Pública.

Como forma de prevenção e conscientização das famílias do Município, sobre este tema, foi elaborado um panfleto educativo a respeito do Alcoolismo, através da internet, das Emissoras que atendem a região do município foram feitos esclarecimentos, a respeito dos prejuízos sociais e pessoais em consequência do abuso da bebida, e da dependência do álcool, como, acidentes de trânsito, violência doméstica, problemas no trabalho, na economia doméstica, prejuízos a longo prazo ou não, na saúde. Outro foco da campanha foi disseminar a forma de tratamento: em casa com acompanhamento médico, internações em casos extremos. A redução do uso da bebida alcoólica no cotidiano, também é uma forma de cuidar da saúde, para não tornar-se um alcoolista, pois não é da noite pro dia que uma pessoa desenvolve tal dependência. A família participativa na educação dos filhos, um bom relacionamento do casal é outra forma de prevenção muito importante, para este mal que aflige muitas famílias brasileiras.

A exposição de banners em locais públicos da cidade, e a confecção de camisetas da campanha, para profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS que diretamente acompanham casos que envolvem questões de alcoolismo, chamam, a atenção sobre a Campanha, trazendo o apoio e a coragem aos que precisam buscar ajuda.